O
Viaduto de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a
travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França.
Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado
em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros (m) de altura. Foi inaugurada em 14 de
dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.
O
viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço. A pista pesa
36.000 toneladas, e tem 2460 m, com 32 m de largura por 4,2 m de altura. Forma a
maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m
cada e os outros dois, nas pontas, 204 m cada.
Os
pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na
base até 11 m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos
primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as
rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600 mm a cada quatro horas, pela
força de macacos hidráulicos guiados por GPS.3.
O
piso da ponte foi construído no solo, no final do viaduto e deslocado
lentamente de uma torre até a outra, com sete torres temporárias, em aço,
provendo sustentação adicional. O movimento era monitorado por um sistema
controlado por computador, que acionava atuadores hidráulicos que se moviam numa
sequência pré-determinada.
A
construção da ponte consumiu mais de 394 milhões de euros, com uma praça de
pedágio 6 km a norte adicionando mais 20 milhões. Os construtores, Eiffage,
financiaram a construção, pela concessão do direito de recolher pedágio por 75
anos, até 2080. Entretanto se a concessão for muito rentável, o governo tem a
opção de assumir a ponte em 2044.
A
construção consumiu 127.000 m³ de concreto, 19.000 toneladas métricas de aço
para a estrutura e mais 5.000 toneladas métricas de aço pré-estirado para o
estaiamento. Os construtores afirmam que a ponte tem uma vida útil estimada em
120 anos.
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