Depois de 14 anos e 27 mortes, a ponte pênsil do Brooklyn é aberta ao tráfego em 24 de maio de 1883. Ela ligava o bairro de Brooklyn a Manhattan passando pelo East River e dispunha de uma pista central de 1.834 metros. A passarela superior da ponte estava reservada aos pedestres e oferecia uma vista excepcional de Manhattan.
Milhares de residentes do Brooklyn e da ilha de Manhattan foram testemunhas da cerimônia de inauguração presidida pelo então presidente dos Estados Unidos, Chester Arthur. Projetada por John Roebling, a ponte de Brooklyn era a maior ponte suspensa jamais construída até aquela data.
John Roebling, nascido na Alemanha em 1806, foi um importante pioneiro na construção de pontes suspensas de aço. Ele estudou engenharia industrial em Berlim e aos 25 anos imigrou para os Estados Unidos, onde tentou, sem sucesso, na Pensilvânia, ganhar a vida como agricultor. Então, Roebling mudou-se mais tarde para Harrisburg, onde encontrou trabalho como engenheiro civil. Lá, promoveu o uso de estais e montou uma próspera fábrica de cabos de aço.
Entrementes, Roebling ganhou reputação de projetista de pontes suspensas, que à época eram amplamente usadas, porém, caiam ante ventos fortes ou cargas pesadas. Atribui-se a Roebling um grande avanço na tecnologia de pontes suspensas: uma rede de estais acrescentadas em cada lado do leito carroçável da ponte estabilizava bastante a estrutura.
Valendo-se deste modelo construiu a ponte sobre a Garganta do Niágara nas Cataratas do Niágara e sobre o rio Ohio em Cincinnati, Ohio. Com base nessas realizações, o estado de Nova York aprovou o projeto de Roebling. No primeiro dia, um total de 1.800 veículos e 150.300 pessoas atravessaram toda a sua extensão de 1834 metros. Foi a primeira ponte suspensa estaiada do mundo.
Pouco antes da construção ter início em 1869, Roebling foi gravemente ferido enquanto tomava algumas medidas no leito do rio East. Um barco esmagou o hálux de seu pé esquerdo e três semanas depois morreu de tétano. Ele foi o primeiro de mais de 20 pessoas que morreriam durante a construção da ponte. Seu filho mais velho, Washington Roebling, de 32 anos, assumiu o posto de engenheiro-chefe. Washington trabalhara com seu pai em diversas pontes e ajudou-o a projetar a Ponte de Brooklyn.
Naquela época, as pessoas não confiavam na segurança da ponte. Coube a Phineas Taylor Barnum, proprietário do famoso circo Barnum, que não entendia nada de engenharia, mas era um excelente marqueteiro, provar a solidez da obra. Fez 21 elefantes de seu circo desfilarem pela Brooklyn Bridge, sob os olhares maravilhados da população.
A ponte, com sua inédita extensão e duas majestosas torres em estilo gótico, foi considerada a “oitava maravilha do mundo” Mudou o curso da cidade de Nova York para sempre.
Fonte: operamundi.uol.com.br
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