Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Dubai : Prédios Futuristas


Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos, se tornou a cidade da moda. E não é por acaso. O dinheiro rola solto por lá. Tem muitos prédios com arquitetura impressionante. A cidade está ficando cada vez mais parecida com aqueles cenários de filmes hollywoodianos de ficção científica sobre o futuro ou aquele desenho animado clássico.

ROTATING TOWER


É uma cidade futurista. Prova disso é a nova sensação da cidade, o Rotating Tower. O novo prédio que está sendo construído por lá será feito de 12 andares pré-moldados, com 310 metros de altura. Cada andar desses pode girar independentemente a 360º. Tudo isso custou 330 milhões de dólares.



Para valer a pena e economizar apenas 7 milhões dólares por ano com energia, o prédio terá turbinas eólicas e a fachada revestida por placas com células fotovoltaicas.Isso tudo irá gerar energia suficiente para abastecer todo o prédio.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Steel Frame

Light steel framing é uma designação utilizada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o concreto, é apenas empregue nas fundações ou caves. O sistema também é conhecido por estruturas em aço leveconstrução LSF ou construção com aço galvanizado.
Este é provavelmente o aspecto em que o futuro utilizador mais rapidamente pensará ao analisar a possibilidade de construir um edifício com estrutura em aço. O facto de se usarem materiais leves, em contraste com o peso doconcreto , poderá levar muitos a duvidar imediatamente da resistência desse tipo de construções. No entanto, tal dúvida não procede, considerando que a resistência da estrutura é assegurada pelo metal. Neste sentido uma casa no sistema light steel framing não difere de qualquer outra casa de alvenaria. A resistência estrutural de qualquer casa vulgar é assegurada pelo uso de varas de ferro embutidas em pilares e lintéis de cimento. No entanto, no primeiro caso, são usados perfis e vigas de aço galvanizado com espaçamentos de 60 cm ou menos. Tomando por hipótese uma habitação de tamanho normal, tendo um piso térreo e um superior, totalizando 200 m² por exemplo, são utilizados cerca de 1.300 metros de perfis ou montantes verticais, 500 metros de vigas de piso, 500 metros de vigas de telhado e 800 metros de canais além de centenas de outros elementos metálicos essenciais.
Isto representa mais de 10 toneladas de elementos de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais. No entanto, neste exemplo, a casa seria muito mais leve do que uma vulgar, visto não ser necessário todo o peso do cimento ou do tijolo. Ou seja, praticamente todo o peso de uma construção LSF é proveniente do seu esqueleto metálico estrutural.
Pelo facto de não serem necessárias vigas ou colunas isoladas de apoio, todas as paredes exteriores podem ser consideradas como estrutura do edifício e por onde se reparte todo o peso das placas e andares. Assim, facilmente se compreende a extraordinária resistência sísmica destes edifícios. A inteira casa pode ser comparada a uma enorme caixa metálica reforçada por um revestimento estrutural, sendo usualmente escolhidas as placas de OSB, ou fitas metálicas de contraventamento e fechamento em placas cimentícias para esse efeito. Visto que não são empregues pontos de soldadura, são eliminados pontos frágeis de ruptura.

Naturalmente, nem todo o tipo de aço é adequado à estrutura de um edifício ou corresponde ao exigido na legislação aplicável às estruturas com perfis enformados a frio, tal como os Eurocódigos, sendo necessário recorrer a engenharia para a escolha correta do tipo de perfis a aplicar.A casa torna-se uma estrutura flexível, adaptando-se às mínimas variações do terreno, não abrindo fissuras nas paredes e sem apresentar o risco de queda de colunas ou de placas, na eventualidade de um sismo violento. Para isto também contribui o baixo peso da inteira edificação e a uniformidade na distribuição das cargas, atenuando os pontos de concentração de forças e de tensões.
Esta vantagem do light steel framing, fez disparar a construção de edifícios residenciais com estrutura em aço nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia, na Coreia do Sul ou no Japão, visto que estas são zonas do planeta que correm graves riscos sísmicos. 
Exemplo de estrutura:

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como construir uma piscina


Piscina em Alvenaria Estrutural: Primeiramente escava-se o buraco na terra no formato em que será a piscina, em seguida escavam-se as brocas com diâmetro e profundidade que foram previamente especificados no projeto estrutural, e depois são preenchidas com ferros e concreto, normalmente o tempo gasto nesta etapa é de oito dias.

Amarraram-se as brocas às ferragens que estruturam a laje, o fundo da piscina, sendo que tudo deve ser concretado junto, o que leva cerca de três dias. Sobre as vigas perimetrais dessa base assentam-se os blocos estruturais de concreto, com ferros colocados na vertical. A cada três fiadas, monta-se uma fôrma para ser preenchida com concreto e ferro, estas são as vigas de travamento.

Ao erguer as paredes, o que leva aproximadamente dez dias, deve-se ter o cuidado de deixar espaço para instalar os acessórios. Em seguida deve ser aplicada camada de cimento em todo o interior do tanque para regularizar a superfície.

Depois da cura do cimento, que deve ser de dois dias, fez-se a impermeabilização e a colocação do revestimento começando pelas bordas, se estendendo depois a paredes, degraus e, por último, ao fundo da piscina.


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Engenharia Civil - Pré-Históricas e Antigas Estruturas

PRÉ-HISTÓRICAS E ANTIGAS ESTRUTURAS
Pirâmide de Djoser - Uma das primeiras pirâmides

Pode ser apropriado assumir que a ciência da engenharia civil tenha verdadeiramente iniciado entre 4000 e 2000 aC no Egito, quando o transporte ganhou tal importância que levou ao desenvolvimento da roda. De acordo com os historiadores, as pirâmides foram construídas no Egito durante 2800-2400 aC e pode ser considerado como o primeiro grande estrutura de construção que nunca.
A Grande Muralha da China, que foi construída em torno de 200 aC é considerado outra conquista da engenharia civil antigas. Os Romanos desenvolveram estruturas extensas em seu império, incluindo aquedutos, pontes e barragens. Uma abordagem científica para as ciências físicas sobre engenharia civil foi implementado por Arquimedes no século III aC, utilizando o Princípio de Arquimedes sobre flutuabilidade e o parafuso de Arquimedes para elevar água.

domingo, 8 de junho de 2014

Origem do termo engenharia civil




O termo engenharia civil advém de uma época em que só existiam duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar.
A engenharia militar era estudada somente pelos militares para fins bélicos e a engenharia civil era estudada pelos civis.


A engenharia civil englobava todas as áreas da engenharia e arquitetura, como por exemplo a engenharia elétrica, mecânica, química, etc. Com o tempo todos estes campos foram se ampliando e com isso a necessidade subdivisão em diversas áreas específicas, dando origem a quantidade de campos e cursos que conhecemos hoje.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Saiba tudo sobre Drywall:


Drywall é um sistema para construção de paredes, também conhecido como “sheetrock”ou placa de parede, muito utilizado nos países da Europa e nos Estados Unidos. As paredes drywall ainda são conhecidas por ser um produto de custo eficiente e leve para uso em paredes interiores ou painéis de teto para construção, reforma e reparos. Por fora, é igual a uma parede normal de alvenaria, mas por dentro, o drywall é pura tecnologia. Ele junta estruturas de aço galvanizado com placas de gesso de alta resistência mecânica, acústica e um alto padrão de qualidade. Com o Drywall é possível fazer revestimentos e móveis planejados, tornando assim o seu ambiente muito mais agradável e harmônico